(Conteúdo comum a todas as turmas)
COR
A palavra cor vem do latim colore. As cores podem influenciar nossas emoções e até nosso humor. É através da cor que obtemos um impacto expressivo muito maior.
A cor é portanto, um apelo visual intenso. E a televisão a cores, pela sua rápida aceitação, é uma prova disto. A cor dá vida aos ambientes, à nossa roupa, à nossa comida, às embalagens, enfim, vivemos num mundo no qual a cor não é apenas um pano de fundo passivo e inerte. As cores têm sua linguagem própria, sua simbologia característica e uma dinâmica que o homem apenas começa a estudar e a compreender.
A cor influencia todos os setores da experiência humana, sendo a linguagem mais simples e direta, a comunicação mais imediata que existe. È ela que ordena que se pare ou se ande, que estimula o apetite, que estimula a compra no supermercado, que propicia ambientes acolhedores ou não, que identifica o país, que nos acalma ou nos deixa nervosos…
A cor é uma sensação, uma interpretação cerebral de todas as ondas luminosas que sensibilizam os bastões e cones da nossa retina.
Na teoria da visão da cor encontramos um estudo aprofundado que mostra que o olho é sensível a três cores básicas que possibilitam a percepção de todas as demais. São as cores chamadas primarias: azul, vermelho, amarelo. Todos concordam com o fato de que as sensações de preto,branco, azul, vermelho e amarelo são fundamentais no sentido de serem percentualmente irredutíveis.
RODA DE CORES
O primeiro a estudar a cor foi Isaac Newton (1642-1727),analisando o espectro solar através do prisma. A decomposição da luz solar produz uma imagem chamada espectro solar, que compreende as cores do arco-íris. Foi ele o primeiro a sugerir uma roda ou disco de cores que possibilitam um entendimento mais didático da relação entre as cores.
NOMECLATURA DAS CORES
Cores primárias: AMARELO-VERMELHO-AZUL
Cores secundárias: laranja roxo verde (formada pela união de duas primarias)
Cores terciarias: são os inúmeros tons que vão desde uma primária ate a secundária adjacente.
Ex.: do amarelo ao laranja, temos uma boa quantidade de tons de amarelo alaranjado
Veja o código das cores de acordo com os números:
1ª = primárias
2ª = secundárias
CORES QUENTES E FRIAS
Cores quentes: amarelo-laranja-vermelho
Cores frias: roxo-azul-verde
As cores são chamadas de quentes ou frias porque nos transmitem estas sensações. As quentes nos lembram sol. Fogo, são mais alegres e excitantes e têm o poder de se aproximarem mais e parecerem maiores. As frias nos recordam água, são calmantes e até certo ponto depressivas e têm o poder de se afastarem e parecerem menores.
Cores neutras
O branco e o preto realmente não são cores, pois não existem no espectro solar. O branco é a união de todas as cores e o preto a ausência de cor. Assim como os tons de cinza.
Cores complementares
Amarelo-roxo
Vermelho-verde
Azul-laranja
Assim, o roxo(vermelho e azul) é complementar de outra primaria: amarelo
HARMONIA
A harmonia é essencial no sentido de relacionar entre si todas as cores de uma composição, ajustando-as a um todo unificado. Cada cor se altera pela colocação de outras de modo que o que era quente pode se tornar frio, colocando uma cor mais quente próxima, e o que estava em harmonia se faz discordante aproximando-se novas cores.
As cores parecem mais escuras sobre o branco, mais claras sobre o preto. Os valores claros parecem aumentar o tamanho dos objetos, o preto e os valores escuros dão a impressão que os diminuem.
Além disto, existem outros fenômenos visuais interessantes. Quando fixamos nossos olhos numa cor durante certo tempo, substituindo a cor por um campo branco veremos sua cor complementar.
Não se pode, portanto, formular princípios rígidos para a obtenção de harmonias de cores, mas há alguns processos utilizados que já se tornaram regras consagradas. Mas não podemos esquecer que cabe à expressão a escolha das cores que mais se combinam.
Harmonia monocromática
A harmonia monocromática (mono=uma, cromática = cor) utiliza uma cor em vários tons, conseguida facilmente acrescentando branco para clareá-la e preto para escurecê-la. Esta harmonia sempre permite um resultado agradável e calmo.
Ex.:
A arte das mensagens visuais
Desde a pré-história , o homem se preocupa com a forma visual de registrar suas ideias. Em algumas culturas, a comunicação por meio de
símbolos foi bastante explorada: é o caso dos egípcios, que combinavam imagens e hieróglifos nas pinturas e relevos feitos nas paredes de seus túmulos.
Ao longo do tempo, muitos artistas contribuíram para o desenvolvimento da linguagem visual. No final do séc. XIX, por exemplo o francês Toulouse-Lautrec criou cartazes revolucionários para o padrão da época, com a finalidade de divulgar espetáculos parisienses. No século XX , com a necessidade crescente da comunicação comercial, surgiu um profissional especifico para trabalhar a ordenação visual da informação: o artista gráfico. A palavra design, largamente utilizada na atualidade, significa “desenhar com um proposito”.
O designer gráfico dedica-se a desenvolver mensagens visuais, combinando letras, desenhos, fotografias e outros signos para transmitir uma ideia. A peça mais tradicional feita por esse artista gráfico é o cartaz, mas ele também elabora projetos para paginas de revistas, placas de sinalização, sites, entre outros.
O grande desafio do designer gráfico é ser sintético: usar um mínimo de elementos com grande força de expressão para a mensagem ser transmitida com rapidez e clareza . Os designers estão sempre buscando formas de romper os limites entre a linguagem verbal e a visual, isto é, tentando criar mensagens em que texto e imagem estejam intimamente relacionados, de forma que se tornem uma coisa só.
Ao contrário das obras de arte, que na maioria das vezes, ficam restritas aos espaços de museus e galerias, as peças projetadas pelos designers geralmente são impressas em gráficas com tiragens acima de 1000 exemplares. Elas podem circular por todo o país e ser vista por muitas pessoas ao mesmo tempo.
texto : Radix 9ºano – editora scipione
Sala de aula
Trabalho
Criar um cartaz
Primeiro determine o texto: pode ser um fragmento de um poema, um dizer, mensagem curta, um pensamento…
Defina formas e cores , se usará fotografia ou fará um desenho
Numa folha de papel A4 escreva o texto e experimente algumas ideias…
Construindo uma pena
Trazer uma caixa de leite ou suco
tesoura
1 palito de churrasco
continua…
Visitei a pagina, pois, venho fazendo um trabalho com crianças com dificuldade na alfabetização. E através de imagem comecei a sentir resultados. O trabalho trata-se da alfabetização visual. Consigo perceber que com duas semanas de trabalho já tem um resultado fantástico. Então estou sempre lendo e procurando, por outros estudos e experiências.